Na obra, Ricardo Voltolini relata as estratégias de envolvimento e educação para a sustentabilidade adotadas por presidentes de grandes empresas.
Será lançado nesta quarta-feira (13/11), em São Paulo, o livro Escolas de Líderes Sustentáveis – Como as Empresas Estão Envolvendo e Educando Líderes para a Sustentabilidade (Editora Campus Elsevier), que relata as estratégias inteligentes de envolvimento e educação para a sustentabilidade adotadas por dez presidentes de grandes empresas.
Produzido pelo jornalista e consultor em sustentabilidade empresarial Ricardo Voltolini, o livro divide-se em duas partes. A primeira – A Educação Empresarial de Líderes Sustentáveis: Contexto, Dilemas e Desafios – reúne um conjunto de reflexões cujo objetivo é apresentar ao leitor como as escolas de negócio estão desenvolvendo hoje as competências de um líder capaz de gerar valor sustentável para empresas e promover a transição para uma economia verde. Também trata de como deveriam fazê-lo, considerando conceitos como a transdisciplinaridade, o pensamento sistêmico, o aprender a ser e a educação experiencial.
Com o apoio de pensadores provocativos, como Edgar Morin, Peter Senge e Otto Scharmer, entre outros, e ainda recomendações contidas em documentos internacionais importantes como a Agenda 50+20, defende a ideia de que essas escolas – e também os programas de treinamento corporativo – devem se submeter a um processo de reconcepção, revisão profunda de valores, propósitos, práticas e projeto pedagógico.
A segunda parte – Como as Empresas Estão Educando os Seus Líderes para a Sustentabilidade – registra as “conversas” com dez presidentes entrevistados na segunda etapa da Plataforma Liderança Sustentável. A seleção desses presidentes, vale dizer, observou um processo rigoroso de consulta a 70 especialistas em sustentabilidade empresarial e, posteriormente, uma investigação minuciosa com base em documentos e entrevistas.
Após análise do conjunto de entrevistas feitas com os presidentes de AES Brasil, Basf, Braskem, HP, IBM, Masisa, Natura, PepsiCo, Sebrae e Whirlpool, foi possível observar cinco estratégias de ação. Para uma melhor compreensão, elas podem ser correlacionadas com os cinco tipos fundamentais de educação propostos no relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, denominado “Educação: um Tesouro a Descobrir” (1999): aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser e aprender a aprender. As cinco estratégias são:
Título: Escolas de Líderes Sustentáveis – Como as Empresas Estão Envolvendo e Educando Líderes para a Sustentabilidade;
Editora: Campus-Elsevier;
Total de Páginas: 248;
Preço de Capa: R$ 59,90.
Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.