NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS

Ethos integra o Conselho Consultivo da Certificação de Fornecedores – ABVTex

21/02/2013

Compartilhar

O conselho tem como objetivo acompanhar os resultados da certificação de fornecedores e subcontratados, bem como propor melhorias em todo o processo.

Nesta terça-feira (19/2), o programa Certificação de Fornecedores – ABVTex, da Associação Brasileira do Varejo Têxtil, realizou a primeira reunião do seu Conselho Consultivo, que é composto pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Instituto Ethos, Organização Internacional do Trabalho (OIT), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e as empresas associadas à ABVTex, organização que reúne as grandes redes varejistas nacionais de vestuário.

Lançado em setembro de 2010, o programa Certificação de Fornecedores – ABVTex foi criado para disseminar os princípios e valores da responsabilidade social empresarial entre os fornecedores e subcontratados dessas empresas varejistas. Seu principal objetivo é permitir ao varejo certificar e monitorar seus fornecedores quanto às boas práticas de relações do trabalho de outros aspectos da responsabilidade social, com o propósito de estabelecer um novo ambiente de negócios na cadeia têxtil, baseado na ética, na transparência e no trabalho decente.

O programa da ABVTex apresenta duas vertentes principais em relação à cadeia têxtil: a) Certificação e Monitoramento; e b) Capacitação. A primeira prevê a realização de auditorias independentes para o monitoramento de práticas, compromissos e aspectos de gestão ligados aos seguintes temas: trabalho infantil; trabalho forçado ou análogo ao escravo; trabalho estrangeiro irregular; liberdade de associação; discriminação; abuso e assédio; saúde e segurança do trabalho; monitoramento e documentação; compensação; horas trabalhadas; benefícios; monitoramento da cadeia produtiva; e meio ambiente.

O objetivo da vertente Capacitação é desenvolver e apoiar os fornecedores e seus subcontratados para que eles possam adequar-se à Certificação de Fornecedores – ABVTex.

A iniciativa dá início a um importante processo em favor da estruturação da cadeia têxtil, permitindo a abertura de novas e boas oportunidades de negócios para quem estiver qualificado e dando condições para que grande parte da cadeia atue com melhores condições de trabalho e respeito à legislação e aos demais aspectos referentes à responsabilidade social.

O Conselho Consultivo tem como objetivo central acompanhar os resultados da certificação de fornecedores e subcontratados, bem como propor melhorias em todo o processo.

Até janeiro de 2013, cerca de 3.500 empresas de confecção que operam no Estado de São Paulo já haviam sido auditadas e 2.660 delas foram certificadas.

Para obter mais informações sobre o programa Certificação de Fornecedores – ABVTex, acesse o site www.abvtex.org.br.

Por Benjamin Gonçalves e Caio Magri (Instituto Ethos)

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.