AGENDA

Compartilhar

Que tal passar 24 horas sem comprar?

Data: 24/11/2012

O Dia sem Comprar, que será celebrado no próximo sábado (24/11), propõe uma reflexão sobre os hábitos de consumo de cada um.

No próximo sábado (24/11), comemora-se o Dia sem Comprar (DSC), conhecido internacionalmente como Buy Nothing Day (BND). O objetivo da iniciativa é estimular as pessoas a refletir sobre os impactos sociais e ambientais positivos e negativos de seus atos de consumo. Criada em 1993 pela organização canadense Adbusters, a data mobiliza pessoas em dezenas de países, entre os quais a França, o Japão e a Suíça.

O DSC propõe também que os cidadãos questionem a origem dos produtos que consomem, desafiem as empresas a atuar de forma ética e com responsabilidade socioambiental e reflitam acerca do verdadeiro significado das festas de fim de ano, celebrações fortemente marcadas pelo consumismo.

Parceiro do Ethos, o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente apoia o Dia sem Comprar porque entende que essa data é mais uma oportunidade para repensar os próprios hábitos de consumo e contribuir para a mudança dos padrões de produção e consumo vigentes.

O que o cidadão pode fazer?

– Divulgue a data em suas redes sociais e entre seus amigos, família e colegas de trabalho. Veja aqui várias imagens divertidas que podem ajudar!

– Divirta-se planejando com seus amigos como passarão um dia todo sem comprar nada, bolando passeios no parque, reuniões com filmes e pipoca em casa, piqueniques, pedaladas. Use a imaginação! Baixe aqui o Guia para um Piquenique Sustentável, do Akatu.

– Consulte sites de eventos gratuitos de sua cidade, como o Catraca Livre, em São Paulo, e descubra tudo o que você pode fazer no último sábado de novembro sem pagar nada!

– Lembre-se de praticar o consumo consciente nos outros 364 dias do ano, usando dicas de Compras Detox!

Saiba mais: Pelo link http://diasemcomprar.wordpress.com.

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.